quinta-feira, 14 de agosto de 2008

VIA ALGARVIANA - AS MINHAS FOTOS - O FINAL






Estas foram de facto as fotos, que de entre tantas, escolhi para afixar publicamente neste blog com a firme intenção de despertar junto de adeptos do pedestrianismo a vontade de virem a percorrer este Algarve profundo, cheio de bonitas paisagens e uma natureza apelativa a quem a queira apreciar. As gentes humildes daquelas serras, na sua grande maioria idosos, são os únicos que ainda trabalham aquelas terras duras, a eles o meu reconhecimento, quando aquela geração acabar, julgo que voltará a serra a ser na sua totalidade uma zona inóspita e despovoada.
Um agradecimento publico também, aos que conjuntamente com a Almargem, em especial ao grande dinamizador deste projecto da Via Algarviana, o João Ministro, tornaram possível a realização desta travessia, sem eles não teria sido possível.
Neste momento, os trabalhos de identificação da Grande Rota 13 , mais conhecida como Via Algarviana, continuam a ser feitos por gente dedicada e anónima, a eles também o meu obrigado, outros virão mais tarde colher os frutos que agora plantais, mas para bem destas gentes e deste Algarve profundo, usufruindo deste projecto não parem por aqui, continuem a divulga-lo aos amigos e tragam mais gente, este projecto está aqui e é para ser apreciado.
Os meus conselhos vão para aqueles que não estão habituados a longas caminhadas, evitem percorrer estas serras em tempo chuvoso, muitas ribeiras a travessar, e o calor excessivo do Verão, esta Grande Rota é de alguma dificuldade devido ao grande desnível do terreno, com subidas muito acentuadas.
Um pedido muito particular, não destruam a natureza ao passar pelos caminhos, respeitem as propriedades e o trabalho desses povos e sempre que possível, tenham alguma atenção para com eles, uma pequena conversa para eles é um carinho que eles muito apreciarão.
Vivam e apreciem a Via Algarviana.